9° Congresso da FEQUIMFAR vai reunir presidenciáveis e discutir plano de ações para os próximos anos

0
535

Elaborar estratégias para garantir e ampliar direitos sociais e trabalhistas é um dos objetivos do 9º Congresso da Federação dos Químicos, que terá a participação de candidatos à presidência da república e governo do estado junto a dirigentes sindicais do ramo químico, cuja a representatividade é de mais de 176 mil trabalhadores em todo o estado de SP 

Conectar, inovar, avançar são os princípios que irão nortear os debates do 9º Congresso da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo, entidade filiada à CNTQ – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico e Força Sindical) na próxima semana.

O 9º Congresso da FEQUIMFAR acontece entre os dias 13 e 15 de junho, em Praia Grande SP, com a participação de dirigentes sindicais, que juntos, representam mais de 176 mil trabalhadores distribuídos no ramo industrial químico, nos segmentos químicos, plástico, farmacêutico, abrasivos, fertilizantes, tintas e vernizes, lápis e canetas, instrumentos musicais e brinquedos, entre outros.

“Diante de um cenário conturbado para a classe trabalhadora e movimento sindical – ameaças aos direitos previdenciários, reforma trabalhista, altas taxas de juros, políticas que valorizam o mercado financeiro em detrimento da produção e altos índices de desemprego – destacamos que o 9º Congresso da FEQUIMFAR tem o objetivo maior de discutir e construir diretrizes para enfrentar a atual conjuntura do país, formulando propostas para o fortalecimento da estrutura sindical e força de trabalho, além de orientações que apontem novos caminhos e ações em prol dos trabalhadores e trabalhadoras do ramo químico no estado de São Paulo. Neste importante ano eleitoral, aproveitamos também para ressaltar que devemos buscar inserir as pautas social e trabalhista nos programas dos candidatos, a fim de debater nossas reivindicações e lutas.”

Sergio Luiz Leite, Serginho
Presidente da FEQUIMFAR e
1º secretário da Força Sindical

Cerimônia de abertura

A abertura do 9° Congresso da FEQUIMFAR será realizada no dia 13 de junho, às 18 horas, no novo auditório da Colônia de Férias dos Químicos, na Avenida dos Sindicatos, 326, Vila Mirim, Praia Grande SP.

Está prevista a participação de cerca de 150 pessoas, entre delegados do Congresso, trabalhadores e trabalhadoras do ramo industrial químico, autoridades, dirigentes sindicais e representantes de entidades públicas e privadas.

Conjuntura política e econômica do país será tema de palestra

No dia 14 de junho, às 9h, os congressistas participarão de palestras sobre o atual cenário político e econômico, e a nova lei trabalhista. Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do DIEESE, fará exposição com os principais dados econômicos e fatores que compõem a conjuntura do país.

Debates e construção de plano de ações

Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR, ressalta a importância do Congresso para a troca de informações, aprovação das resoluções e para o fortalecimento da categoria no estado de São Paulo: “Mesmo com este cenário complexo que se apresenta ao movimento sindical, deliberamos por realizar o Congresso da FEQUIMFAR, porque julgamos fundamental estarmos bem preparados e fortalecidos para enfrentar as atuais mudanças nas relações trabalhistas. Iremos discutir um plano de trabalho para os próximos anos, identificando nossas prioridades e estabelecendo ações efetivas para o grupo químico no estado de São Paulo”.

Durante os três dias de Congresso, os delegados debaterão temas de interesse dos trabalhadores que constam do documento-base elaborado pela FEQUIMFAR, e que irão nortear as discussões. As resoluções, que deverão ser aprovadas no encerramento do evento, irão orientar a luta da Federação dos Químicos e Sindicatos filiados nos próximos quatro anos.

Temário em debate
Eleições 2018; Desdobramentos Políticos e Atuação Sindical; Reforma Trabalhista; Terceirização; Custeio Sindical; Práticas antissindicais; Recursos e Novas Técnicas de Sindicalização; Força de Trabalho; Tecnologia/Automação; Indústria 4.0 e Redes Sindicais; Qualificação Social e Aperfeiçoamento Profissional; Direitos Sociais/Saúde; Aposentadoria: Perspectiva e Desafios para as Futuras Gerações; Gênero; Inclusão de Pessoas com deficiência; Raça e Etnia; Jovens.

Agenda – Presenças confirmadas 

Luiz Marinho, pré-candidato do PT ao Governo do Estado de SP >>> 14/06 às 9h

Aldo Rebelo, pré-candidato do Solidariedade à Presidência da República >>> 14/06 às 14h00

Também foram convidados o pré-candidato à presidência da república Ciro Gomes, do PDT, e o Governador do Estado de SP, Márcio França.

Realização: FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) 

Apoio: Força Sindical, Força Sindical São Paulo, CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico), IndustriALL, SNQ (Secretaria Nacional dos Químicos da Força Sindical) e DIEESE.

Deixe uma resposta