Missa em ação de graças ao Dia Nacional da Consciência Negra e Dia Nacional do Leigo

0
138

missa-em-acao-de-gracas-ao-dia-nacional-da-consciencia-negra-1O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como acontecimento Histórico incluído no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Em 2006 o Dia da Consciência Negra passou a ser feriado municipal em Rio Claro, portanto hoje comemoramos o décimo ano do Feriado Municipal da Consciência Negra.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

missa-em-acao-de-gracas-ao-dia-nacional-da-consciencia-negra-12Neste domingo, dia 20, foi realizada missa em ação de graças ao Dia Nacional da Consciência Negra e ao Dia Nacional do Leigo na Igreja Matriz de São João Batista, e algumas personalidades que se destacaram no trabalho em prol dessa bandeira, foram homenageadas com placa comemorativa do Feriado Municipal do Dia da Consciência Negra, entre elas, o companheiro Francisco Quintino, que é presidente do Sindicato dos Químicos de Rio Claro, coordenador do departamento de promoção de igualdade da FEQUIMFAR e presidente do INSPIR pela Força Sindical.

missa-em-acao-de-gracas-ao-dia-nacional-da-consciencia-negra-5O Prefeito Lincoln Magalhães, que durante seu mandato nomeou o professor Sebastião Ambrósio como secretário da educação, primeiro negro no primeiro escalão no governo municipal, e foi criada a Delegacia Regional de Rio Claro do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo (CPDCN).

O Vereador José Pereira dos Santos, que apresentou Projeto de Lei, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Rio Claro.

O Prefeito Dermeval da Fonseca Nevoeiro Jr., que assinou o Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal de Rio Claro, promulgado em Lei Municipal nº 3718, de 07 de dezembro de 2006.

São muitos anos de trabalho e dedicação da Pastoral Afro-brasileira de Rio Claro, assim homenageamos dona Clarice Leme Soares, coordenadora da Pastoral, que desempenha trabalho fundamental de espiritualidade e tradição cultural.

Fonte: STI Rio Claro.

Deixe uma resposta