Químicos no 5º Congresso Nacional dos Aposentados

0
35

Dirigentes da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados prestigiam a abertura do 5º Congresso Nacional do Sindicato Nacional dos Aposentados.

O 5º Congresso acontece em meio a um período de transformações nos direitos sociais, e que ainda poderão sofrer outras grandes alterações caso aprovada a Reforma da Previdência, em pauta no Congresso Nacional. Sob esse contexto, os desafios para os representantes de todo país são os de compreender as mudanças e, ao mesmo tempo, encontrar alternativas para defender e assegurar os direitos da população idosa brasileira.

Além de lideranças políticas e sindicais de todo o Brasil, o evento contará com a participação de Carlos Gabas, ex-Ministro da Previdência Social, que ministrará palestra sobre as perspectivas do sistema previdenciário caso aprovada a reforma pelo Congresso Nacional. Gabas é bacharel em ciências contábeis e pós-graduado em Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá em Alcalá de Henares, Espanha.

Ampliando o debate sobre a Reforma da Previdência, o Congresso também com a presença de Leonardo Gadelha, presidente do INSS, que debaterá sobre a Reforma da Previdência, apresentando a visão do governo. Gadelha tem 41 anos, é pós-graduado em administração de empresas pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, e em gestão financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Ele é também mestre em gestão pela Universidade de Brasília (UnB).

LUTA POR UM BRASIL MELHOR

Ainda que constituído por cidadãos que já encerraram seu ciclo de trabalho, o Sindicato não se restringe a lutar por direitos dos aposentados, pensionistas e idosos. Sua atuação é muito mais ampla, compreende também os trabalhadores que estão na ativa que, frente às mudanças trabalhistas, encontrarão muitas adversidades para aposentarem-se.

Assegurar uma vida digna aos idosos é indissociável aos direitos dos cidadãos que estão na ativa. Por isso, com a reforma trabalhista, já aprovada e em vigor desde 11 de novembro; e a da Previdência, em pauta no Congresso Nacional, a questão que se verticaliza diante de todos os brasileiros é: – Como será o Brasil para as futuras gerações?

Além das discussões da reformas e alterações nas leis, que integram o plano macro do debate, outro eixo a ser tratado durante o Congresso se estabelece nas estratégias e ações para o fortalecimento interno do Sindicato dos Aposentados em todo território nacional.

O desafio dos novos representantes do Sindicato dos Aposentados para os próximos cinco anos será o de conciliar a expansão territorial, por meio da abertura de novas sedes, e a ampliação do número de sócios, mas de uma maneira sólida, com a realização de trabalhos consistentes desenvolvidos em cada base.

Este Congresso acontece em um período de grandes alterações na legislação e também quanto ao perfil da sociedade brasileira, momento extremamente necessário para se debater, traçar metas e definir os rumos que a entidade seguirá sob esse novo país que emerge, mas que ainda mantém profundos problemas sociais.

Fonte: Imprensa do Sindicato Nacional dos Aposentados.
Fotos: Colaboradores.

Deixe uma resposta