Você está aqui:Home » Destaque » Químicos saúdam os 50 anos da FUNDACENTRO

Químicos saúdam os 50 anos da FUNDACENTRO

Químicos saúdam os 50 anos da FUNDACENTRO
quimicos-saudam-os-50-anos-da-fundacentro-2

Scaboli e o presidente interino da FUNDACENTRO, Amarildo, em evento comemorativo aos 50 anos

Hoje, 21 de outubro, a FUNDACENTRO, instituição pioneira em prevenção de acidentes no trabalho, comemora 50 anos.

A Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO) é uma instituição de estudos e pesquisas, vinculada ao Ministério do Trabalho, que tem como missão a produção e difusão de conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores, visando ao desenvolvimento sustentável, com crescimento econômico, equidade social e proteção do meio ambiente. Os Químicos da Força contam com um representante no Conselho Curador da FUNDACENTRO, João Scaboli, coordenador do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR e adjunto da secretaria de saúde e segurança do trabalho da Força Sindical, que é membro do Conselho pela Central.

quimicos-saudam-os-50-anos-da-fundacentro-1

Josué é o Fundacentro na Baixada Santista

A Federação dos Químicos e seus Sindicatos filiados parabenizam a FUNDACENTRO e todo o suporte técnico, que vem, ao longo desses 50 anos, contribuindo para que a instituição cumpra com seu papel, gerando grande beneficio social, com suas pesquisas em segurança e saúde no trabalho; ações educativas como cursos, congressos, seminários, palestras, produção de material didático e de publicações periódicas cientificas e informativas; bem como a elaboração de projetos e atividades em sintonia com as necessidades atuais.

Histórico

Concebida em plena ditadura militar, a entidade foi criada com o objetivo de minimizar os altos acidentes de trabalho que marcavam notadamente as décadas de 1950 e 1960. No início da década de 60, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), estuda as condições de segurança, saúde e higiene do trabalho no Brasil, culminando na criação da entidade em 1966.

Desde então, suas pesquisas e inúmeras contribuições para a redução e prevenção dos acidentes nos diversos segmentos do trabalho, colocam a Fundacentro como instituição pioneira na área da prevenção dos acidentes do trabalho.

Até meados de 1986, era a Fundacentro, a instituição responsável por formar profissionais nos cursos de Medicina do Trabalho, Engenharia de Segurança do Trabalho, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho. Sua atuação permite contribuir na elaboração de políticas públicas na área de segurança e saúde no trabalho, bem como na normatização que assegure aos trabalhadores a prevenção dos acidentes de trabalho.

Reconhecida por organizações internacionais, a Fundacentro é Centro Colaborador da OPAS/OMS e parceira da Organização Internacional do Trabalho.

Sua atuação na eliminação da silicose, doença causada pelo pó da sílica, elaboração de cartilhas educativas e voltadas ao trabalhador, participação da elaboração do Acordo Coletivo sobre o Benzeno, atuação nas Comissões Tripartites junto aos ministérios do Trabalho, Previdência e Saúde, no sentido de colaborar para a construção das normas regulamentadoras, como, por exemplo, a NR-12 sobre máquinas e equipamentos, voltada a reduzir os acidentes e mutilações com máquinas, são apenas alguns dos exemplos de atuação da Fundacentro. Para conhecer melhor os programas, projetos e ações da Fundacentro, acesse o Informe de Gestão 2015.

Em 5 décadas de difusão de conhecimentos, a Fundacentro produz ainda a Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (periódico científico) e coordena o Programa de Mestrado Acadêmico com foco em segurança e saúde do trabalhador, oferecido a países da América Latina e de Língua Portuguesa.

Fonte: Imprensa da FUNDACENTRO.

Deixar um Comentário

*

Please copy the string BefovX to the field below:

© 2012 Todos os Direitos Reservados

Voltar ao Topo